Como
estes malls fazem para contar com equipes motivadas, engajadas e que geram
resultados?
Por Mariane Rocigno para revista Shopping Centers, da Abrasce
A última edição do Prêmio Abrasce trouxe uma nova
categoria, Melhor Shopping para Trabalhar, criada em parceria com a Great Place
to Work Institute (GPTW). A intenção é reconhecer a importância das pessoas
para a performance dos shopping centers. Os empreendimentos foram avaliados a
partir de uma metodologia desenvolvida pelo GPTW para analisar empresas de
diversos segmentos e portes em todo o mundo.
“Mais do que uma pesquisa de clima organizacional,
medimos a percepção do funcionário em relação à empresa em cinco principais
dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem,
compreendendo todos os relacionamentos no trabalho que podem melhorar ou
prejudicar a qualidade do ambiente”, explica Gabriela Araújo Onório,
responsável pela área de Eventos e Conteúdo do GPTW.
Os vencedores nesta nova categoria foram: Arapiraca
Garden Shopping, Botafogo Praia Shopping e Pantanal Shopping. A revista
Shopping Centers foi conferir o que esses empreendimentos fazem de especial na
gestão de pessoas e como isso contribui para um melhor desempenho da
organização.
Shopping
feito de gente que gosta de gente
Um aspecto todos os shoppings vencedores têm em comum:
contar com pessoas que gostam de pessoas. É por isso que o Arapiraca Garden
Shopping, em Arapiraca (AL), procura atrair “gente boa”. Segundo Leandro
Lourenço, superintendente do shopping, o currículo é importante, mas não é só
nele que se baseia a seleção do quadro de funcionários. “Com a triagem da área
de Gente e Gestão, sempre buscamos profissionais que visam ao desenvolvimento
constante, com base em nossos valores: sustentabilidade, inovação, gente,
meritocracia, ética, transparência e cliente”, explica Lourenço. O objetivo é
encontrar profissionais que sejam inovadores, empreendedores e que “pensem fora
da caixa”.
Uma vez selecionados, a empresa cuida da fase de
integração dos novos colaboradores para que eles sejam bem recebidos por todas
as áreas da empresa. Isso é fundamental para a adaptação dos funcionários.
Segundo Lourenço, no Arapiraca Garden Shopping os novatos são acolhidos em um
ambiente Open Space, com um clima organizacional descontraído e amigável, com
em um ambiente de transparência, com gestão participativa e reuniões diárias e
semanais. “Além disso, temos benefícios que são grandes diferenciais, com busca
constante por melhorias, envolvendo cuidado com alimentação, saúde, bem-estar
pessoal e crescimento profissional dos nossos colaboradores”, pondera Lourenço.
O time participa também de expedições anuais, criadas com
o objetivo de reforçar a missão, a visão e os valores da companhia. “Em 2015
fomos ao Monte Roraima e neste ano à Chapada Diamantina”, comenta Lourenço.
O Arapiraca Garden possui também uma parceria com a
consultoria KPMG para garantir a credibilidade e a transparência do código de
ética e conduta, diz Lourenço. Outro ponto importante, na visão do executivo, é
a celebração. “Celebrar nossos momentos é fundamental para ajudar no
entrosamento e na união da equipe, mantendo o time empenhado em atingir seus
objetivos de curto, médio e longo prazo”, afirma o superintendente.
Periodicamente, são promovidas promovidos cursos,
palestras, cursos e consultorias para os lojistas. “O propósito é cuidar do
nosso maior parceiro, que é o lojista, visando a aumento das vendas, redução
dos custos e diminuição da inadimplência”, conta Lourenço. “Consequentemente,
atingimos o ROI e fortalecemos a parceria, inclusive garantindo a retenção de
lojas”, completa. O foco é trabalhar com os parceiros no desenvolvimento
pessoal e interpessoal.
A união do trabalho com o lazer
O Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro, tem um
programa de qualidade de vida que oferece aos colaboradores a oportunidade de
percorrer trilhas, praticar corrida de rua, além de participar de programas
como o “Perder para Ganhar”. Neste, um grupo de colaboradores é selecionado
para receber um acompanhamento multidisciplinar por três meses, com
nutricionistas e personal trainers, para perder peso e cuidar da saúde. Além
disso, o mall tem parcerias com entidades para que o colaborador aproveite um
dia todo de lazer com a família. Segundo Leia Cardoso, gerente nacional de
recursos humanos da Ancar Ivanhoe, administradora do mall, além do foco no
ambiente de trabalho, a empresa se preocupa com a qualidade de vida de cada
colaborador.
“O Botafogo Praia Shopping é um dos empreendimentos onde
em que a cultura da Ancar está mais bem implementada. Um dos diferenciais dele
é ser voltado para a gestão de pessoas, no sentido de desenvolvimento,
crescimento, carreira e proximidade”, comenta Leia. A executiva afirma que a
empresa trabalha com uma administração aberta, com transparência e proximidade
com as pessoas. “Temos um modelo de gestão descentralizado e participativo, em
que os colaboradores fazem parte das discussões do negócio, porque o que conta
mais não é o cargo, e sim suas competências. Isso facilita muito toda essa
relação e faz com que as pessoas possam atuar com mais autonomia”, afirma Leia.
Os resultados dessa relação transparente e próxima entre
as pessoas da companhia, segundo Leia, são o aumento no número de promoções e
no nível de engajamento, além da redução significativa do turnover, o que,
consequentemente, reduz diminui custos.
Quem não gosta de ser valorizado?
O Pantanal Shopping, em Cuiabá (MT), adota práticas
semelhantes às do Botafogo Praia, justamente por também fazer parte da Ancar.
Leia, a gerente nacional da administradora, destaca que, neste empreendimento,
a cultura colaborativa está bastante enraizada, principalmente entre os
líderes.
A colaboração se baseia em três projetos: o Café com Ideias,
o Day Off e o Coaching entre as áreas. No primeiro, o RH, em parceria com a
área de marketing, convida os colaboradores para uma reunião que tem o objetivo
de aproximar as equipes e criar uma visão do negócio. Durante o Café com
Ideias, é apresentado o escopo do trabalho da área de marketing com o
cronograma das ações a serem realizadas no decorrer do ano e, no final, é feito
um brainstorm de ideias e possíveis ações ou eventos.
O Day Off, por sua vez, acontece anualmente e visa a
aprofundar a liderança no modelo de gestão. “Nesse Nessa momento ocasião, a
liderança tem a oportunidade de repensar sua atuação e perpetuar a cultura da
empresa. É o momento a hora de elaborarmos o plano de ação da Pesquisa de Clima
Organizacional”, explica Leia. Segundo ela, o tema do encontro é definido de
acordo com o cenário do momento. “Em 2016 criamos o propósito do time, fizemos
uma palestra sobre liderança inspiradora e definimos os coachings por áreas”,
comenta.
Por fim, no terceiro programa (Coaching) cada gerente
assume uma área com o propósito de desenvolver e acompanhar a equipe, por meio
de reuniões, encontros externos, treinamentos e ações de melhoria contínua. “O
trabalho compreende o ano vigente e vai até o início da próxima pesquisa de
clima organizacional. Os principais temas abordados são trabalho em equipe,
visão do negócio e gestão de carreiras”, conta Leia.
Universidade
corporativa
Outro ponto em comum entre as vencedoras do Prêmio
Abrasce é o fato de contarem com Universidade Corporativa. O Arapiraca Garden
Shopping conta com a Unitenco, do Grupo Tenco. “Nossas práticas são baseadas
nos três pilares que consideramos vitais: atrair, desenvolver e reter. Temos a
Rota de Gente e Gestão e o Comitê de Gente, que têm a prioridade de cuidar e
desenvolver o time com os treinamentos do projeto Unitenco”, afirma Leandro
Lourenço. De acordo com ele, o foco é aprimorar os conhecimentos do colaborador
e proporcionar a oportunidade de novas experiências por meio da integração com
os colaboradores de outros shoppings do grupo.
Já a Universidade Corporativa Ancar (UAI) foi criada em
2013, tendo como um dos parceiros a Fundação Dom Cabral. Nela existe um
programa voltado para o desenvolvimento de gestores, em que superintendentes e
gerentes se transformam em instrutores e transmitem seus conhecimentos sobre o
negócio para outros gestores. “Sentar em sala de aula, discutir sobre varejo e
shopping e entender dos processos ajuda a despertar o melhor de cada um e faz
com que formemos novos líderes”, comenta Leia. Além disso, a universidade
online promove uma grande inclusão digital, segundo a gestora, porque muita
gente não tinha intimidade com a internet e estava longe dos estudos há havia
muito tempo. “O número de pessoas que voltaram a estudar, em cursos regulares,
depois de participarem da nossa universidade, aumentou bastante. Alguns dos
nossos cursos têm formatura e muitos colaboradores trazem a família para o
evento e se sentem muito orgulhosos pela conquista”, comenta Leia.
Administrando
pessoas
A Ancar Ivanhoe, que teve dois shopping centers entre os
premiados, é uma das referências nacionais em gestão de pessoas: a empresa
iniciou sua participação no prêmio GPTW RJ em 2008 e é uma das quatro empresas
que se mantêm na lista desde a primeira edição, a única do segmento de shopping
center. Depois de atingir o terceiro lugar por três anos, a companhia foi
eleita em 2016 a segunda Melhor Empresa Para Trabalhar no Rio de Janeiro, na
categoria Grandes Empresas em 2016. No ranking Brasil, a companhia subiu 10 dez
posições e conquistou o 22º lugar na lista.
A empresa traz a preocupação com as pessoas como parte do
seu DNA e isso, segundo Leia, possibilita extrair o melhor de cada colaborador
e atingir melhores resultados. “Nossa relação extrapola a relação de trabalho,
mas isso contribui muito com o trabalho. Ainda mais em tempos de crise, em que
precisamos repensar alguns processos e planejar coisas diferentes. É aí que a
gente percebe como essa relação que temos com nossos colaboradores faz
diferença”, pondera a gerente. Ela conta que na companhia são realizadas
reuniões semanais, em que todos os resultados são compartilhados entre os
colaboradores administrativos e os lideres líderes operacionais. “Todos
participam e conhecem o que está acontecendo no empreendimento. Isso ajuda a
aumentar o engajamento”, diz.
As equipes participam das decisões e escolhas de seus
líderes e pares. “E, quando eles participam das decisões, o nível de aceitação,
de integração e de engajamento aumenta muito. Por isso, a gente procura criar
um ambiente onde no qual as pessoas consigam dar o melhor de si e possam
produzir felizes”, afirma Leia. Para segundo a qual ela, pessoas felizes
produzem mais e melhor e, se comprometem mais com a empresa. “O engajamento ela
o colaborador só dá se ela ele quiser, isso não faz parte do contrato de
trabalho. Tem que ser um processo natural”, finaliza.
Quem
entrega resultado é gente
Segundo Gabriela Onório, do GPTW, partindo do princípio
de que quem faz uma empresa são os funcionários, constatou-se que, na visão dos
colaboradores, um excelente lugar para se trabalhar é aquele onde o trabalhador
confia nas pessoas para quem trabalha, tem orgulho do que faz e gosta das
pessoas com quem convive no ambiente profissional.
“Sendo assim, a transformação vem por meio das pessoas e
das atitudes que elas têm ao longo dos dias. É esse conjunto de ações que forma
a cultura de uma empresa”, pondera Gabriela. Ao colocar a pessoa no centro da
empresa, com práticas consolidadas e uma gestão estratégica do capital humano,
gera-se um melhor ambiente de trabalho, o que, por consequência, reduz os
índices de turnover e diminui os custos. “Essas são características de empresas
que sobrevivem melhor às crises financeiras, por exemplo”, explica Gabriela.
No caso dos shoppings, isso ajuda também a impulsionar a
força de vendas, uma vez que pessoas felizes dão o melhor de si e trazem
naturalmente mais lucro para a organização. No final das contas, não adianta
ter a melhor tecnologia e bons processos, se não há houver valorização e
reconhecimento das pessoas. “Não é ferramenta que entrega resultado, são
pessoas”, finaliza.